Marataízes a Pérola Capixaba

2
269
Praia de Lagoa D'antas em Marataízes, pouco explorada ainda guarda as areias brancas em sua praia.
Praia de Lagoa D’antas em Marataízes, pouco explorada ainda guarda as areias brancas em sua praia. Foto: Reynaldo Monteiro

Marataízes, a Pérola Capixaba comumente conhecida é uma cidade cheia de encantos e belezas naturais, quem conhece nunca mais se esquece.

Terra de mineiros e de ‘cachoeiros’ guarda em si uma incomensurável riqueza de histórias e paixões. Todos que por aqui passaram deixaram um pouco de si e levaram um pouco dessa verdadeira Pérola Capixaba.

Nossa cidade é um exemplo de beleza e deixou registrada na história seu apelido de Pérola Capixaba, portanto um nome que faz jus a sua beleza inigualável. A terra de belas praias e lagoas que guarda consigo a lenda da índia Ízes, atravessou o tempo sem perder seu brilho.

Marataízes é singular e ao mesmo tempo plural, singular em sua originalidade e belezas naturais e plural em sua diversidade de praias e atrações turísticas ainda sequer exploradas.

A cidade ainda guarda certo bucolismo e encantos em seus mais de 25 quilômetros de praias, além disso possuímos uma grande diversidade de lagoas e lagunas que são ainda pouco explorados turisticamente.

Prática de esportes

O litoral maratimba é regado de fortes ventos, fator este que proporciona a prática de diversos esportes náuticos como: Kitesurfe, Windsurfe.

Prática de Kitesurfe na Lagoa do Siri
Prática de Kitesurfe na Lagoa do Siri

Nossas encostas são privilegiadas por monumentos naturais como as falésias que além de serem um cartão postal para a cidade. Também proporcionam aos praticantes de parapente voos incríveis com suas velas que colorem os céus.

Da Praia do Pontal até Marobá são muitas belezas que os visitantes podem desfrutar. Nossas praias ficam ao lado da Rodovia ES-060, portanto os viajantes podem apreciar cada centímetro das belezas de nossas praias.

Infraestrutura hoteleira e gastronômica

A cidade possui excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica, oferecendo assim assim uma grande variedade de opções de pousadas e restaurantes.

Em Marataízes você pode desfrutar de dezenas de opções de comida fast-food gourmet até pratos sofisticados como comida italiana, lagostas grelhadas, moquecas e comida japonesa.

Pontos turísticos

Nossos pontos turísticos ainda são pouco explorados e mal sinalizados, entretanto existem diversas opções para os que gostam de turismo ecológico.

Quem visitar a cidade deve conhecer o Canal do Pinto, uma trilha que se inicia no Pontal e cumina na beira do Rio Itapemirim, entretanto a caminhada deve ser feita à tarde e sempre acompanhada de um guia profissional.

Na Lagoa do Sirí os turistas podem alugar caiaques e explorar o outro lado da lagoa, uma imensidão de mangues protegidos continua intacta e trilhas no meio do manguezal fazem a diversão de aventureiros.

Na Lagoa do Siri você pode alugar caiaques
Na Lagoa do Siri você pode alugar caiaques

Todos os anos a ONG Caminhadas e Trilhas, realizada a Caminhada das Falésias, contudo vale salientar que o evento acontece sempre no mês de janeiro e ecologistas fazem uma caminhada de Boa Vista até a Praia Central de Marataízes.

Belo visual de onde se realizada a caminhada das Falésias da ONG Caminhadas e Trilhas
Belo visual de onde se realizada a caminhada das Falésias da ONG Caminhadas e Trilhas

O evento faz parte do calendário Oficial da cidade e atrai centenas de pessoas todos os anos.

Para quem gosta de lugares altos o Morro da Palha é uma ótima opção, pois o visual da cidade é maravilhoso e de lá pode-se contemplar toda a cidade.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.