O Anuário da Findes apresenta projeções otimistas para a produção de petróleo e gás natural no Espírito Santo, com expectativa de crescimento significativo nos próximos anos. De acordo com o documento, a produção de petróleo deve crescer a uma taxa de 11,2% ao ano, atingindo 213,1 mil barris por dia até 2027. Já a produção de gás natural no estado deve registrar um crescimento ainda mais expressivo, com uma taxa de 10,4% ao ano, chegando a 4,9 bilhões de metros cúbicos em 2027.
Além disso, o anuário destaca o impacto positivo do setor de óleo e gás na economia local, com a geração de aproximadamente 15 mil empregos em mais de 600 empresas do ramo. A Petrobras, por sua vez, deverá contribuir com R$ 35 bilhões em impostos e royalties para o estado nos próximos cinco anos.
Recentemente, o prefeito de Marataízes recebeu em Vitória o secretário municipal de Obras, Rodrigo Lugão, a chefe de gabinete, Letícia Peterli, e a equipe de Comunicação Social, demonstrando o interesse da cidade em acompanhar de perto as oportunidades e desenvolvimentos do setor de óleo e gás.
As projeções apresentadas pelo Anuário da Findes reforçam a importância do setor de óleo e gás para o desenvolvimento econômico de Marataízes e do Espírito Santo como um todo. Com crescimento previsto na produção e impacto positivo na geração de empregos e arrecadação de recursos, as perspectivas para o setor são promissoras.