20.8 C
Marataízes
sexta-feira, 5 junho, 2020

Sem biometria, 175,8 mil títulos eleitorais são cancelados na região

Mais Lidas

Piúma inclui pescados na merenda escolar

Visando enriquecer o valor nutritivo da merenda escolar e ao mesmo tempo fortalecer a pesca do município de Piúma. A...

Aprovado o Pacote Anticrime do Ministro Sérgio Moro

URGENTE: A Câmara aprovou o Pacote Anticrime do Ministro Sérgio Moro. O Plenário acabou de aprovar nesta quarta-feira (04)...

Chá verde emagrece mais que matcha?

Que o chá verde emagrece todo mundo sabe. No entanto, parece ter surgido um concorrente à altura. O matcha...

Sem biometria, 175,8 mil títulos eleitorais são cancelados na região
Sem biometria, 175,8 mil títulos eleitorais são cancelados na região

A partir desta terça-feira (7) até 6 de maio, os cartórios eleitorais da região estarão fazendo a regularização dos eleitores que não fizeram o cadastro biométrico e, por isso, perderam o título de eleitor.

Na região, 175.837 pessoas precisam tirar o título novamente, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número corresponde a 14,5% do eleitorado da região que deveria ter feito o cadastramento.

Nos 22 municípios da região nos quais o prazo para a biometria terminou em 19 de dezembro (Águas da Prata, Américo Brasiliense, Araraquara, Araras, Boa Esperança do Sul, Conchal, Dourado, Gavião Peixoto, Leme, Mococa, Motuca, Nova Europa, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rio Claro, Rincão, Santa Cruz da Conceição, Santa Lúcia, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Trabiju), 152.175 não atualizaram sua situação nos cartórios eleitorais e perderam o título.

A pior situação é de Mococa, onde falta a regularização de 21,15% do eleitorado. No município, 11.214 eleitores não compareceram ao cartório no prazo.

Araraquara, Araras e Rio Claro são os municípios com mais eleitores sem cadastro. Em Araraquara 31.994 eleitores perderam o título, o que corresponde a 18,1% do eleitorado; em Araras, 20.878 pessoas precisam regularizar a situação no cartório eleitoral, o equivalente a 21% dos eleitores. Já em Rio Claro, 19.403 eleitores ainda precisam se regularizar, o que representa 12,54% do eleitorado.

Prazo também acabou este ano

Em Brotas, o prazo para cadastramento acabou em 27 de setembro e 18,9% dos eleitores do município ainda não fizeram o cadastramento.

Em Casa Branca, Itobi, Caconde, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul o prazo foi finalizado em 29 de novembro. Em Casa Branca, 19,64% do eleitorado tiveram o título cancelado; em Itobi, 17,05%; em Caconde, 17,94%; em Tapiratiba, 18,94%; em Vargem Grande do Sul, 13,98% dos eleitores.

Em Matão, a biometria foi encerrada em 31 de outubro e 8,4% dos eleitores não fizeram o cadastramento no prazo.

São Carlos e Ibaté ainda não tiveram a biometria obrigatória. Mesmo assim, em São Carlos, 54,44% dos eleitores já fizeram a biometria, mas 84.543 eleitores ainda precisam se cadastrar. Em Ibaté, 53,93% dos eleitores já estão cadastrados e ainda faltam 11.706 eleitores.

Sem a biometria, o eleitor está em situação irregular e, portanto, impedido de votar e sofre outras restrições, como a impossibilidade de obter empréstimos em bancos oficiais, tomar posse ou se inscrever em concursos públicos e emitir passaporte.

Quem não regularizar o título até maio, só poderá fazê-lo em novembro, após as eleições municipais, e não poderá votar para prefeito e vereador.

Como regularizar

Para regularizar o seu título, o eleitor deve ir a ao cartório eleitoral com um documento com foto e comprovante de residência, das 12h às 17h.

O eleitor vai retirar uma senha e será atendido ou, se preferir, poderá agendar atendimento acessando o site do Tribunal Regional Eleitoral.

O eleitor recebe o título na hora, mas sua reativação ocorre depois cerca de 15 dias, após ser validado no sistema da Justiça Eleitoral.

Quem tem 70 anos ou mais de idade não precisa fazer o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral, a não ser que queira continuar votando.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o ciclo de cadastramento biométrico obrigatório de 2019, que encerrou em 19 de dezembro, foram cadastrados 7,3 milhões de eleitores, o que corresponde a 97% da meta estipulada.

Fonte: g1.globo.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Praias e Lagoas

Praia da Cruz em Marataízes

A Praia da Cruz em Marataízes é umas das mais belas e procuradas praias da orla maratimba. O local...

Praia do Micinho em Marataízes. Um encontro com a natureza!

A Praia do Micinho em Marataízes é como um daqueles recantos onde você chega e não quer mais sair. Um pedacinho da natureza aconchegante...

Vista do rio Itapemirim no Porto do Pontal em Marataízes

Vamos mostrar a você o por quê de se conhecer o Pontal. Portanto em poucas palavras iremos mostrar para você as belezas desse local! Para quem...

Praia de Cidade Nova

A Praia de Cidade Nova é muito similar a da Barra com ondas propícias para o surfe. Durante o verão as águas se aquecem e...

Praia da Cruz em Marataízes

A Praia da Cruz em Marataízes é umas das mais belas e procuradas praias da orla maratimba. O local conta com areias alvas e...

Você também pode gostar!LEIA MAIS
Selecionado para você 😉