20.8 C
Marataízes
quarta-feira, 8 julho, 2020

Visitas guiadas ao Monte Aghá, em Itapemirim, estão com inscrições abertas

Mais Lidas

Caio Coppolla a estrela do conservadorismo nacional

Você sabe quem é Caio Coppolla? Então vamos te falar quem é este jovem brilhante, ele tem sido considerado...

Prefeitura de Marataízes oferece descontos de até 100% nos juros e multas em refinanciamento

Os contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa, que optarem pelo pagamento à vista, através do Programa Municipal de...

Marataízes realiza mais um Futebol dos Artistas

A cidade de Marataízes realiza em mais um verão o Futebol dos Artistas na areia da Praia Central. O...

 

Inicia-se nesta quinta-feira (02) o prazo de inscrições para a subida ao Monte Aghá, que podem ser feitas na sede da secretaria de Meio Ambiente de Itapemirim (SEMMA) e no Centro de Informações Turísticas, em Itaoca.

A prefeitura disponibilizará ônibus para transportar os participantes. O veículo sairá da Praça Domingos José Martins, dia 12 (domingo), às 02h30 (madrugada), devido a este ano não haver horário de verão.

De acordo com informações da chefe de Divisão da Semma, Maristela Sales de Freitas, o Monte Aghá é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura e está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guanandy. O monumento possui peculiar beleza cênica, rica fauna e flora.

A trilha possui aproximadamente 3,3 km de extensão, composta por pouco mais de 1,4 km de plano/semi-plano (campo do Aghá à placa da APA de Guanandy) e pouco mais de 1,9 km de subida (placa da APA de Guanandy ao topo do Aghá). Durante o percurso são realizadas três a quatro paradas para hidratação, apreciação da beleza cênica, alimentação e descanso.

A duração da subida gira em torno de uma hora e vinte a uma hora e meia: “O objetivo da caminhada não é apostar corrida para chegar ao topo e sim realizar a caminhada vagarosamente, respeitando o respectivo limite de cada participante”, destaca.

Segundo informações da Semma, devido à sua altitude, alguns pontos do Monte Aghá oferecem risco de graves acidentes, estes estão concentrados em suas extremidades, afastados da trilha principal, portanto, recomenda-se que o participante jamais saia do espaço autorizado pelos monitores.

Quanto à alimentação, a orientação é que o participante, na noite anterior, não consuma leite e derivados, nem alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. A alimentação deve leve e balanceada, inclusive com consumo de carboidrato para armazenamento de energia.

O secretário de Meio Ambiente, Jean Paz Roza, ressalta também que o participante deve tomar bastante água no dia anterior ao passeio e que “no dia da subida, recomenda-se frutas, pães integrais, bolos neutros e, para beber, café, suco natural, água de coco ou água mineral”. É importante ainda, segundo Sales, que o calçado seja fechado e confortável, preferencialmente os indicados para a prática esportiva e que tenha boa aderência.

A roupa deve proporcionar conforto e fácil para a execução dos movimentos da atividade física (caminhada, subida e descida), recomendando-se utilizar roupas leves e de cores claras, impedindo o reflexo da radiação. O uso do jeans e similares é desaconselhável. São recomendados chapéus, bonés, viseiras e demais acessórios similares são recomendados.

O visitante também deverá providenciar protetor solar, repelente, óculos de sol, sacola ou bolsa para armazenamento dos resíduos sólidos gerados pelo participante, aparelhos eletrônicos que permitam registros fotográficos e vídeos e lanterna para a subida da madrugada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Praias e Lagoas

Prainha de Itaputera

A praia da ilha de Itaputera é sem duvida um paraíso guardado numa das mais belas ilhas de Marataízes. A...

Marataízes a Pérola Capixaba

Marataízes, a Pérola Capixaba comumente conhecida é uma cidade cheia de encantos e belezas naturais, quem conhece nunca mais se esquece. Terra de mineiros e de...

Prainha de Itaputera

A praia da ilha de Itaputera é sem duvida um paraíso guardado numa das mais belas ilhas de Marataízes. A ilha que antes vivia isolada...

Marataízes. Conheça a cidade das belas praias e lindas lagoas

Marataízes é uma típica cidade de praia que conserva certo bucolismo. O município faz parte da Rota da Costa e da Imigração e da...

Vista do rio Itapemirim no Porto do Pontal em Marataízes

Vamos mostrar a você o por quê de se conhecer o Pontal. Portanto em poucas palavras iremos mostrar para você as belezas desse local! Para quem...

Você também pode gostar!LEIA MAIS
Selecionado para você 😉