20.8 C
Marataízes
segunda-feira, 19 outubro, 2020

Visitas guiadas ao Monte Aghá, em Itapemirim, estão com inscrições abertas

Mais Lidas

Empreendedorismo no Brasil terá Apoio de CAIXA, SEBRAE e ABCRED

A CAIXA firmou nesta terça-feira (10) acordo de cooperação técnica com o Sebrae com o objetivo de desenvolver estratégias...

Tratamento de Câncer raro no sangue será debatido no Espírito Santo

A mielofibrose é um câncer raro no sangue que afeta as células responsáveis pela produção de sangue na medula...

Policiais militares do Núcleo de Inteligência do MPES participam da “Operação Blindagem”

Na manhã desta segunda-feira (02), policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do Ministério Público do Espírito...

 

Inicia-se nesta quinta-feira (02) o prazo de inscrições para a subida ao Monte Aghá, que podem ser feitas na sede da secretaria de Meio Ambiente de Itapemirim (SEMMA) e no Centro de Informações Turísticas, em Itaoca.

A prefeitura disponibilizará ônibus para transportar os participantes. O veículo sairá da Praça Domingos José Martins, dia 12 (domingo), às 02h30 (madrugada), devido a este ano não haver horário de verão.

De acordo com informações da chefe de Divisão da Semma, Maristela Sales de Freitas, o Monte Aghá é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura e está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guanandy. O monumento possui peculiar beleza cênica, rica fauna e flora.

A trilha possui aproximadamente 3,3 km de extensão, composta por pouco mais de 1,4 km de plano/semi-plano (campo do Aghá à placa da APA de Guanandy) e pouco mais de 1,9 km de subida (placa da APA de Guanandy ao topo do Aghá). Durante o percurso são realizadas três a quatro paradas para hidratação, apreciação da beleza cênica, alimentação e descanso.

A duração da subida gira em torno de uma hora e vinte a uma hora e meia: “O objetivo da caminhada não é apostar corrida para chegar ao topo e sim realizar a caminhada vagarosamente, respeitando o respectivo limite de cada participante”, destaca.

Segundo informações da Semma, devido à sua altitude, alguns pontos do Monte Aghá oferecem risco de graves acidentes, estes estão concentrados em suas extremidades, afastados da trilha principal, portanto, recomenda-se que o participante jamais saia do espaço autorizado pelos monitores.

Quanto à alimentação, a orientação é que o participante, na noite anterior, não consuma leite e derivados, nem alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. A alimentação deve leve e balanceada, inclusive com consumo de carboidrato para armazenamento de energia.

O secretário de Meio Ambiente, Jean Paz Roza, ressalta também que o participante deve tomar bastante água no dia anterior ao passeio e que “no dia da subida, recomenda-se frutas, pães integrais, bolos neutros e, para beber, café, suco natural, água de coco ou água mineral”. É importante ainda, segundo Sales, que o calçado seja fechado e confortável, preferencialmente os indicados para a prática esportiva e que tenha boa aderência.

A roupa deve proporcionar conforto e fácil para a execução dos movimentos da atividade física (caminhada, subida e descida), recomendando-se utilizar roupas leves e de cores claras, impedindo o reflexo da radiação. O uso do jeans e similares é desaconselhável. São recomendados chapéus, bonés, viseiras e demais acessórios similares são recomendados.

O visitante também deverá providenciar protetor solar, repelente, óculos de sol, sacola ou bolsa para armazenamento dos resíduos sólidos gerados pelo participante, aparelhos eletrônicos que permitam registros fotográficos e vídeos e lanterna para a subida da madrugada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Praias e Lagoas

Prainha de Itaputera

A praia da ilha de Itaputera é sem duvida um paraíso guardado numa das mais belas ilhas de Marataízes. A...

Prainha de Itaputera

A praia da ilha de Itaputera é sem duvida um paraíso guardado numa das mais belas ilhas de Marataízes. A ilha que antes vivia isolada...

Praia do Pontal

Você conhece a Praia do pontal? Portanto e a resposta for não. Você está no lugar certo. Iremos num breve texto tentar expor as maravilhas...

Vista do rio Itapemirim no Porto do Pontal em Marataízes

Vamos mostrar a você o por quê de se conhecer o Pontal. Portanto em poucas palavras iremos mostrar para você as belezas desse local! Para quem...

Marataízes. Conheça a cidade das belas praias e lindas lagoas

Marataízes é uma típica cidade de praia que conserva certo bucolismo. O município faz parte da Rota da Costa e da Imigração e da...

Você também pode gostar!LEIA MAIS
Selecionado para você 😉