Vamos mostrar a você o por quê de se conhecer o Pontal.
Portanto em poucas palavras iremos mostrar para você as belezas desse local!
Para quem está chegando em Marataízes vindo da capital Vitória rumo ao sul do ES, essa será a primeira localidade do município, antes mesmo de atravessar pela ponte da Barra o turista já passará pelo Pontal.
Porto Pesqueiro
Com muitas peculiaridades é um local que possui um excelente visual. O porto pesqueiro do Pontal é um excelente local para se fazer fotos no fim de tarde. A vila de pescadores guarda consigo muita história e um povo muito humilde e trabalhador.
O pontal possui dois portos, um ao lado da ponte e outro próximo a fabrica de gelo.
A foto em destaque foi tirada no segundo porto por Cassia Cardozo que é moradora do local.
O dia em que a foto foi tirada estava passando por Marataízes uma frente fria que assustou os moradores.
Vários internautas tiraram fotos nas nuvens em forma de rolo, contudo a que mais recebeu curtidas foi a de Cássia Cardozo.
O pontal é a mais antiga colônia de pesca de Marataízes e sua principal atividade é a pesca artesanal de lagosta e peroá.
Entretanto a pesca do camarão e extração de sururu (marisco) também impulsionam a economia local.
A vila deveria e tem condições de ser melhor explorada turisticamente.
O local possui diversas casinhas que ainda mantém as características simples do povo deste lugar.
Portanto se houvesse maior interesse público o Pontal seria sem dúvida uma importante atração para quem deseja conhecer o local e comprar frutos do mar frescos por preços baixos.
Essa área do Pontal conta ainda com um local conhecido como Canal do Pinto, uma trilha de areia entre a vegetação de manguezais e restinga que dão acesso a uma parte do Rio Itapemirim que é muito apreciada pelos moradores.
O local é lindo porque guarda suas belezas naturais ainda intocadas pelo homem.
Contudo para quem deseja conhecer o lugar, basta procurar informações com os moradores, pois o entardecer no Canal do Pinto é maravilhoso.
Serviço:
O local infelizmente não possui restaurantes, apenas alguns bares e lanchonetes.
Opções de estadia também somente serão encontradas no bairro ao lado do Rio Itapemirim, mas uma visita vale a pena. No entanto, se por acaso decidir visitar o local não se esqueça de levar a vara de pesca.