
Uma praia à beira da foz do rio Itapemirim, a prainha do Pontal é o que podemos chamar de excêntrica e bela.
Os movimentos das marés e da própria força do rio sempre modificam a paisagem, portanto em várias fases do ano podemos nos deparar com diferentes formações de areia.
Em algumas estações a natureza cria bancos de areia que acabam represando água e formando pequenas piscinas naturais.
A praia também proporciona em determinadas épocas do ano o surfe na pororoca (encontro das águas do rio com o mar), pois além do surfe o local se tornou um dos melhores pontos para a pratica do kitesurfe, os ventos constantes tornam o esporte praticável em praticamente o ano inteiro.
A praia do Pontal ganhou esse nome, pois fica ao lado da mais tradicional vila de pescadores de Marataízes.
O local concentra a maioria dos pescadores da cidade e suas ruas estreitas são uma atração à parte para quem deseja viajar ao passado.
Para quem adora a cultura vale a pena conferir de perto a maneira artesanal que ainda é conservada pelos moradores que mantém as mesmas técnicas de pesca herdada de seus pais e avós.
A praia também é uma das preferidas dos pescadores amadores, pois pode se pescar tanto no mar quanto no rio.
Nos fins de tarde geralmente pode-se perceber a presença dos amantes da boa pesca no local.
Para quem visita a cidade vindo do norte pela Rodovia do Sol, o Pontal é o primeiro cartão postal de Marataízes.
Do alto da ponte que também leva seu nome a vista da praia ganha melhores contornos e se apreciar melhor o encontro das águas do rio com o mar.
Condições:
Praia costumeiramente rasa, porém devido suas variações no banco de areia, crianças devem usar colete salva-vidas e pais devem ficar atentos, pois quando houver formação de areia que criam piscinas, os responsáveis devem verificar a profundidade antes de deixar as crianças sozinhas no local.
Comments (2)
Visitor Rating: 4 Stars
Visitor Rating: 4 Stars